top of page
Buscar

O fantástico mundo do nascimento dos dentes


QUANDO NASCEM OS DENTES?


De uma forma geral o surgimento dos dentes segue um padrão que vai da erupção dos incisivos inferiores entre 6 e 9 meses até os completos 20 dentes de leite aos 3 anos.


Entretanto, as variações existem e você não deve se preocupar. Se não surgir nenhum dente após 1 ano de idade, um sinal de atenção deve acender, mas seu pediatra te orientará da forma adequada. Tenha também um odontopediatra de confiança para fazer o seguimento da saúde bucal do bebê.


SINTOMAS DE NASCIMENTO DOS DENTES – O QUE REALMENTE É VERDADE?


Esse assunto é bastante polêmico! A erupção dentária surge ao mesmo tempo em que o bebê começa a explorar mais o mundo com as mãos, leva tudo à boca, as glândulas salivares estão amadurecendo e fica aquela sensação de que todo e qualquer sintoma é culpa do bendito dentinho que está surgindo.


MITOS

- Levar a mão na boca não é sinal de incômodo pela erupção dentária. Bebês tem esse hábito pois estão na fase oral de desenvolvimento.

- Salivação excessiva é sinal de maturação das glândulas salivares, simples assim. Os bebês não sabem muito o que fazer direito com a saliva acumulada na boca e jogam tudo para fora mesmo. Invista em babadores e vai ficar tudo bem. Nem sempre está relacionada aos dentes.

- Febre! Não existe qualquer evidencia que associe picos febris frequentes ao nascimento dos dentes. Alguma elevação da temperatura transitória pode até acontecer, mas o bebê com febre por poucos dias deve ser avaliado por um pediatra. Nessa história de você pensar que a febre é causada pelos dentes, ele pode estar com alguma infecção e não ser adequadamente conduzido.


VERDADES

Os sintomas já relatados na literatura relacionados ao nascimento dos dentes são:

- Diarreia

- Problemas com o sono

- Aumento discreto da salivação habitual

- Dor

- Incômodo

- Irritabilidade

- Temperatura ligeiramente aumentada

- Cistos e hematomas gengivais de erupção


O QUE FAZER PARA ALIVIAR OS SINTOMAS?


- Abuse dos mordedores, de preferência os de borracha natural e silicone. Converse sobre os prós e contras dos diferentes tipos (que contém líquido, que fazem barulho, etc. pois alguns podem até oferecer riscos)

- As famosas dedeiras de silicone servem para coçar a gengiva! Seu bebê não sabe fazer, mas você sabe! Coce por ele!

- Colher gelada é simples e fácil de providenciar. O bebê vai perceber que é ótimo rapidamente.

- “Peitolé” – o picolé de leite materno é ótimo, mas tome cuidado para não contaminar no processo de fabricação.

- Raiz de íris – já bastante utilizada no exterior

- “Teething Biscuits” – são biscoitos, logo, fique de olho na composição.


E os medicamentos populares para acalmar as gengivas nervosas disponíveis em farmácia?


CUIDADO! Em sua composição, muitos desses medicamentos contém anestésicos e podem causar efeitos colaterais graves na criança. O FDA proibiu o uso delas, porém, como a Anvisa ainda permite, são encontrados nas farmácias. Seu uso não é encorajado! Converse com seu pediatra e não use nenhuma medicação sem prescrição médica. Lembrando que o atendente da farmácia NÃO é médico, ok?


10 DICAS PARA A SAUDE BUCAL DO BEBÊ


1. Tenha um odontopediatra de confiança e faça um acompanhamento de 6/6 meses a partir do nascimento do primeiro dente ou a partir de 1 ano de idade.

2. A escovação do bebê deve acontecer pelo menos 2 vezes ao dia, principalmente antes de dormir.

3. Escovar os dentes junto com a família ajuda a prevenir as cáries. Isso por que as crianças, quando fazem algo junto com os pais, adquirem muito mais rápido esse hábito e ele tende a persistir de forma sólida a longo prazo.

4. Deixe a criança manipular a escova do jeitinho dela. Autonomia é tudo na vida!

5. Fique mais atento ainda se o seu bebê faz uso de mamadeiras! Elas aumentam o risco de cáries.

6. Use e abuse de atividades lúdicas durante a escovação. Cante, dance, se divirtam. Se for uma atividade estressante para você e para a criança, ficará muito mais difícil criar esse hábito.

7. Use escovas de cerdas macias e de nylon, de cabeça arredondada e pequena

8. Creme dental com flúor, na concentração de 1000 a 1500 ppm.

9. A quantidade de creme dental para crianças de 0 a 3 anos é equivalente a um grão de arroz cru e para maiores de 3 anos, um grão de ervilha.

10. Use sim o fio dental, principalmente se os dentinhos forem juntos. O modelo de forquilha costuma ser bastante útil.


Texto: Dra. Geiza Nhoncanse

Pediatra – CRM 166942 / RQE 83466


0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page